Imperatriz 10 anos depois
Faz um bom tempo que nem escrever para o Blog, e se não me engano esse tempo
gira em torno de 10 anos que é bastante tempo. E muita coisa mudou do mundo com
o surgimento das fake News, de ameaças à democracia, o ressurgimento do sistema
e direito em todo mundo e principalmente com a mudança de Panorama nas relações
internacionais em um mundo multipolar.
Imperatriz mudou muito e viu surgir uma classe média empoderada , e com
o aumento na frota de veículos tanto de motos como de carros e consequentemente
dos acidentes de trânsito por conta da imprudência e da irresponsabilidade de muitos
motoristas e motociclistas.
A Outrora arborizada Imperatriz Viu seus bosques diminuírem e
ano passado vi uma onda de calor como nenhum em outro tempo antes naquele que
é considerado o ano mais quente do século XXI. A cidade tem perdido cada vez mais
cobertura arbórea e nada tem sido feito para combater isso visto o descaso das administrações
anteriores e da administração com relação ao meio ambiente.
Mas hoje mais do que nunca o principal problema da cidade diz respeito à i
nfraestrutura pois embora seja um problema da atual administração que justiça seja
feita, pois embora não se tire a responsabilidade de uma administração, Imperatriz nunca
contou com o plano diretor que contemplasse não apenas a manutenção das vias mas
também novos investimentos.
Existe uma cultura de precariedade pois mesmo antes de me entender como gente já existia a
prática de se fazer um remédio em cima do outro e assim por diante sendo que na cidade
existem ruas onde você tem uma patologia sobre a outra ou seja um remédio sobre o
outro e isso jamais pode ser considerado como uma prática normalizada em termos tanto
de Engenharia como de planejamento Urbano.
Nas duas últimas administrações anteriores a atual que já vai fazer quase 8 anos
Foram asfaltadas a Rua Piauí, a Rua Benedito Leite, a Dorgival Pinheiro de Souza,
Rua Coriolano Milhomem e a Rua São Domingos que é a partir da altura do Camelódromo
passa teu nome de Rua João Lisboa. Dessas vias asfaltadas as que estão é melhor condições
de tráfego são Avenida das João Pinheiro de Souza e a Rua João Lisboa visto que foi foram
feitas com material utilizando o ligante asfáltico e brita enquanto que as outras utilizaram
a mistura de areia com ligante asfáltico. No caso das ruas que foram pavimentadas
utilizando areia Nem é preciso ser engenheiro para dizer que com o tempo a chuva
e as intempéries acabaram levando todo o material que foi utilizado pelos bueiros
da cidade e trazendo assim prejuízo para os cofres públicos.
Em uma cidade como Imperatriz é preciso levar em conta a questão climática visto
que se tem o período de chuvas e posteriormente se tem um período de seca e que no
ano passado viu se bem de perto esse fenômeno do seno exacerbado pelo fenômeno do El niño.
Isso significa dizer que todos os materiais de construção quer sejam eles telhas, tijolos
e principalmente a pavimentação asfáltica está sujeito a fase de dilatação por conta
do calor e de retração à noite por conta da queda de temperatura.
Essa variação brusca de temperatura traz um problema muito sério em termos
de conservação das vias de pavimentação da cidade que não são construídas com material
de boa qualidade como foi possível observar na pavimentação da Rua Piauí por volta do
ano de 2015 e cuja via foi também recentemente pavimentada no ano passado.
Esse debate com relação a infraestrutura de Imperatriz tem ficado apenas nas redes
sociais pois o povo observa inerte a falta de operância por parte das autoridades que
são responsáveis O que seriam em grande parte por manter e conservar as vias de
trânsito de Imperatriz.
Ninguém sabe ao certo se Imperatriz ainda está por cima do plano diretor
pois esse foi embargado ainda em 2007, segundo informações de uma fonte.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é importante para nós!