Pular para o conteúdo principal

O Capitalismo e a Obsolescência das coisas

Quando ainda garoto me deparei com um vocábulo que me deixou intrigado, uma palavra cujo o significado dever fazer parte do dicionário de qualquer estudante quer seja de economia, quer de ciências sociais e ainda até mesmo da maioria dos mortais a senhora obsolecência.

Começei a perceber com o tempo que nossas as roupas ficavam obsoletas com o passar do tempo e que pobre era aquela pessoa que não conseguia acompanha a moda. Obsoleta era a tecnologia que engolida por outra já não atendia as demandas de uma sociedade ultra-tecnológica que se reciclar a cada dia.

Tudo nessa vida fica obsoleto, e isso está na na essência do capitalismo a de que as coisas somente são boas quando estão Up to date, que anglicismo!

Percebi então ainda criança que a obsolecência se manifestava com mais de uma forma mais intensa no designer dos carros que eram reestilizados, porque senão já viu quem vai querer comprar um carro tido como obsoleto, num mercado onde todos há alguns anos atrás eram todos iguais. Na verdade alguns carros hoje são definidos pelos seus Gadgets, mp3, bluethooth e outras quinquilharias tecnológicas.

Até as pessoas se tornam obsoletas na vida, por inventaram a reciclagem profissional e a pessoal, porque nesse mundo tecnocrata, as idéias de hoje podem estar obsoletas amanhã, e daí criarão o downsizing, recolocação, os head hunters.

A própria humanidade fica obsoleta, visto que o homem do século XXI é a soma das idéias de outras eras, a humanidade de hoje é de um certo ponto de vista mais justa, pois não temos a escravidão.

Tudo nesse mundo passar pela obsolescência ora porque pode perder valor econõmico ora porque sentimos necessidade constate de algo novo em nossas vidas.

De uma coisa eu tenho certeza esse é um dos termos mais preciosos do Capitalismo, é a mola mestre de nossas inovações em todos os ramos, ciência, artes, et cetera tal...

Sim essa tal senhora (...) está presente em nosso dia-a-dia e agora me lembrei da casa onde moro ela também já estár obsoleta por conta do novos tipos de pisos cerâmicos que foram lançados nos últimos anos.

Não quer fica obsoleto no mercado se recicle, procura fazer novos cursos o mundo não é para os obsoletos, o mundo é pra os Up to Date.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imperatriz e suas questões prementes

Cidade estratégica situada na confluência de três estados, celulares, carros de última geração, Shoppings, grandes marcas nacionais e internacionais, a primeira fábrica de verdade. Lugar onde primeiros e terceiros mundos se confundem, se confrotam de certa forma. Imperatriz viu nascer uma nova classe consumidora, que vai todos os dias ao shopping, que consome comida fast-food, que vai as compras nos Mix´s da vida. Hoje a cidade que conta com a circulação de 100 mil veículos dia, está sufocada entre a BR e o Rio Tocantins, sem espaço para crescimento já que houve a criação de novos municípios no seu entorno. Imperatriz é uma cidade que tem várias facetas, com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas, mas ainda é uma cidade que cuida mal de sim mesma. Apesar de toda a dita “evolução econômica”, ainda somos muito ruins quanto à questão da forma como tratarmos a cidade, quando jogarmos lixo na rua.   A população não contribui e a prefeitura tamb

Receita Municipal ‘fora do ar”

Local onde se tirar nota fiscal avulsa está sem internet desde terça-feira (23/12/2008) devido a um raio que danificou equipamento de transmissão de dados . A sede administrativa da prefeitura de Imperatriz, bem como as demais secretárias que são servidas pelo serviço Wireless, e o próprio site do órgão que é mantido pela instituição estão fora do ar. Isso acontece desde da última terça-feira depois que um raio atingiu as antenas de comunicação. As pessoas que procuram a sede da receita municipal localizada na rua Godofredo Viana, ficam prejudicadas já que não tem como emitir a nota fiscal avulsa, para pessoas físicas que prestam serviços a terceiros, é o chamado Imposto Sobre Serviços, o ISS. Nossa reportagem apurou que não existe uma outra forma de se tirar a nota fiscal avulsa no sistema pelo modo “OFF-LINE”, e nem mesmo mão, já que segundo informações colhidas com um funcionário: “as notas deixaram de ser feitas a mão, porque havia muita fraude” Outro