Pular para o conteúdo principal

O Céu quase cinza, tocos de árvores

O Céu quase cinza, tocos de árvores

Saiu de casa domingo à tarde, a seleção brasileira esta jogando, as ruas semi desertas, tanto quanto o céu sem nuvens acima, o que me dar um sensação de vazio. Acho ruim olha para cima e ver que o céu já não é mais azul, mas um pálido cinza o que já dar um prenuncio da poluição que estar por vir.

Passo mais a frente por um toco de arvore e me lembro que só na minha rua eram seis arvores que foram cortadas nos últimos vinte anos. Pés de Acácia que não escaparam da insanidade humana e por conta de uma delas, onde amarávamos a linha pra jogar vôlei de forma criativa passei um bom tempo indisposto com o meu vizinho que ao comprar a casa ao lado da minha cortou o pobre arvoredo.

Passo pela rua, o Sol não estar causticante e lembro do slogan da administração local que fala “Prefeitura de Imperatriz: Trabalhando por qualidade de vida”, algo que esta muito mais na retórica dos falatórios do que na pratica real. E vou fala mais a frente por que.

Vamos fazer as contas, eu já falei de seis arvores na rua de casa mais uma pela qual passei um toco na rua adjacente, que é Cel. Manoel Bandeira e ai me lembro de outra na Rua Aquiles Lisboa, mais uma! Oito! Quando para a minha não surpresa me deparo com mais um vitima da insanidade humana, uma outra árvore tombada na Rua Godofredo Viana. Com essa já conto nove, mas espera ai, eu me lembro que ali mesmo do lado dessa arvore que foi tombada tinha um outra bem na frente da casa de uma ex vereadora, bom a conta já aumenta para dez.

O que me deixa mais feliz nisso tudo é que o verão estar vindo, a umidade relativa do ar, vai cair assustadoramente, as pessoas vão fazer queimadas e a minha qualidade de vida vai cair no desfiladeiro da ignorância e da alienação.

Ah você pode ate indagar, mas e ai você que critica os outros já plantou uma arvore? Sim, mas uma pessoa, não sei quem, foi lá e arrancou um pé de Pau Brasil que ficou seis meses crescendo desde que era uma semente até ser plantado em frente da minha casa em um terreno que não tem ninguém morando. Ai eu pergunto será que realmente esse trabalho do órgão postetado local tem sido de qualidade no tocante a qualidade de vida? Pra mim não! não E o que escrevi acima prova isso pelo menos do ponto de vida do meio ambiente que tal trabalho é falho.

Semana do meio ambiente pra que? Só que depois que tudo, a semana passa esquecemos e consumimos, casarmos, reproduzirmos, temos relaçõe sexuais e vamos dormir de consciência tranqüila. Existe ate um projeto de lei e (isso descobri ontem) de um deputado que prevê o plantio de arvores quando a pessoa casar e também quando a pessoa divorciar. Será que todo mundo vai pensar mais antes de constituir ou separa agora??

Não acredita é só dar uma olhada no site do G1, ligando a tevê Global, ou ainda dar uma passada no link ai http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL600911-5598,00.html, ou ainda procura pelo deputado Manato do PDT do Espírito Santo.

Eu já tinha pensando em um outra coisa, já que o ser humano é muito capitalista, porque não oferecer desconto de IPTU para quem plantar e manter uma arvore na frente de sua casa? Que tal, se é pra mexer no bolso de forma constitutiva, porque não mexe forma incentivadora.

Outra forma que poderíamos pensar seria trazer de volta a lei do talião, se eu derrubo uma arvore sem critério, a punição seria a seguinte, essas pessoa seria concreta em uma calçada publica e a punição seria corta os seus braços com uma motoserra. Acho que seria um castigo exemplar para toda as sociedade e para os insanos de plantão.

Afina de contas não existe um critério para a derrubada dessas árvores mesmo porque um pé de Acácia não cresce tanto assim e em nada tais seres vegetais atrapalham a vida das pessoas. Pelo contrario elas renovam o ar, algo que é bem básico e sim melhoram a qualidade de vida das pessoas que moram perto delas.

Depois dos anos 70, quando tivemos a primeira arborização da cidade, ninguém mais se preocupa com o verde em Imperatriz a princesa do Tocantins que esta ficando careca de tanto concreto e asfalto, uma micro civilização, selva de pedra em um contexto desfavorável de geografia e clima.

Não precisa ser gênio pra sabe que onde existe concreto, asfalto o fenômeno da Ilha de Calor se faz presente. Onde a substituição dos materiais naturais pelos urbanos provoca mudanças nas características da atmosfera local. Por isso podemos observar o aumento de temperatura em tempo de estiagem.
Mas o que é essa tal ilha de calor? Ilha de calor é uma anomalia térmica, onde o ar da cidade se torna mais quente que o das regiões vizinhas Os efeitos da ilha de calor são um bom exemplo das modificações causadas pelo homem na atmosfera. Podemos observar que a ilha de calor costuma atingir maiores temperaturas do que as áreas ao seu redor o ar.
A questão é que o corte de arvores diminuir a evapostranspiração feita pelas mesmas e aumenta o calor. Assim a minha qualidade de vida, a sua qualidade de vida vai pro espaço.
Bom tudo isso pode ser balela porque na verdade somos um povo pouco consciente do que é bom, na verdade só nos preocupamos em consumir, não votarmos com consciência, e não estamos nem ai um para outros, porque se preocupar. A verdade é que o mundo vai acabar, não em um dilúvio mas por causa da falta dele.
Vinicius Loiola Beserra
Acadêmico de Jornalismo UFMA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Imperatriz e suas questões prementes

Cidade estratégica situada na confluência de três estados, celulares, carros de última geração, Shoppings, grandes marcas nacionais e internacionais, a primeira fábrica de verdade. Lugar onde primeiros e terceiros mundos se confundem, se confrotam de certa forma. Imperatriz viu nascer uma nova classe consumidora, que vai todos os dias ao shopping, que consome comida fast-food, que vai as compras nos Mix´s da vida. Hoje a cidade que conta com a circulação de 100 mil veículos dia, está sufocada entre a BR e o Rio Tocantins, sem espaço para crescimento já que houve a criação de novos municípios no seu entorno. Imperatriz é uma cidade que tem várias facetas, com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas, mas ainda é uma cidade que cuida mal de sim mesma. Apesar de toda a dita “evolução econômica”, ainda somos muito ruins quanto à questão da forma como tratarmos a cidade, quando jogarmos lixo na rua.   A população não contribui e a prefeitura tamb

Receita Municipal ‘fora do ar”

Local onde se tirar nota fiscal avulsa está sem internet desde terça-feira (23/12/2008) devido a um raio que danificou equipamento de transmissão de dados . A sede administrativa da prefeitura de Imperatriz, bem como as demais secretárias que são servidas pelo serviço Wireless, e o próprio site do órgão que é mantido pela instituição estão fora do ar. Isso acontece desde da última terça-feira depois que um raio atingiu as antenas de comunicação. As pessoas que procuram a sede da receita municipal localizada na rua Godofredo Viana, ficam prejudicadas já que não tem como emitir a nota fiscal avulsa, para pessoas físicas que prestam serviços a terceiros, é o chamado Imposto Sobre Serviços, o ISS. Nossa reportagem apurou que não existe uma outra forma de se tirar a nota fiscal avulsa no sistema pelo modo “OFF-LINE”, e nem mesmo mão, já que segundo informações colhidas com um funcionário: “as notas deixaram de ser feitas a mão, porque havia muita fraude” Outro